Começam as obras da Praça dos Esportes e da Cultura no Nossa Senhora da Vitória

 

Os integrantes da Unidade Gestora Local da Praça dos Esportes e da Cultura que está sendo construída no bairro Nossa Senhora da Vitória realiza nesta quarta-feira (05), às 19 horas, na Fundação Fé e Alegria, a primeira reunião de mobilização social para apresentar à comunidade os engenheiros e a empresa que realizará os serviços. A Praça dos Esportes e da Cultura é um projeto do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, que tem como objetivo levar esportes, cultura e cidadania para a comunidade. As obras já foram iniciadas com os serviços de terraplanagem e a previsão é de que a praça seja concluída no segundo semestre do próximo ano.

 

De acordo com o coordenador de Gestão Digital da Prefeitura de Ilhéus, Robson Magalhães, a Praça dos Esportes e da Cultura, que será implantada em frente a Fundação Fé e Alegria, vai contar com uma quadra poliesportiva coberta, unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Telecentro, biblioteca, cine-teatro, pista de skate, parque e área para leitura externa. Os serviços incluem recursos na ordem de mais de R$ 2 milhões. Além das obras da Praça dos Esportes e da Cultura, o bairro Nossa Senhora da Vitória será contemplado ainda com os serviços de recuperação das ruas e de iluminação pública que serão realizados pela Prefeitura de Ilhéus. 

 

O coordenador de Gestão Digital da Prefeitura de Ilhéus, Robson Magalhães, explica que além desse trabalho de incentivo ao esporte, ao lazer e a cultura, o empreendimento vai também valorizar e beneficiar os imóveis do bairro Nossa Senhora da Vitória. “A Praça de Esportes e da Cultura será um importante instrumento de inclusão social e de transformação, além de valorizar o bairro com as obras e melhorias que serão feitas no entorno da praça”, complementou coordenador. Outra ação importante no trabalho de mobilização comunitária é o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, onde os moradores se sentem parte importante e integrante do projeto de implantação, gestão e funcionamento dos equipamentos da praça.

 

Todo o trabalho de acompanhamento das obras será feito pela Unidade de Gestora Local, que terá ainda o papel de fiscalizar a utilização dos recursos e o andamento dos serviços. Além das obras físicas, os trabalhos incluem também o serviço de mobilização social com a apresentação dos trabalhos para a comunidade, a realização de oficinas, discussões entre grupos e qualificação profissional. A gestão da Praça dos Esportes e da Cultura será de forma tripartite, incluindo o Governo Municipal, a sociedade civil organizada e a comunidade do entorno, uma forma muito mais transparente, democrática e participativa, onde todos os segmentos poderão administrar, acompanhar e zelar pelo equipamento.